"A Baixada, hoje, é um verdadeiro canteiro de obras", diz o presidente Pedro Della Pasqua sobre reformas no estádio do Inter-SM

Foto: Vinicius Becker

Gramado do Presidente Vargas está sendo todo retirado. Promessa é que novo campo seja no padrão Fifa

Troca do gramado, mudanças na iluminação, readequação das casamatas, reformas nas cabines de imprensa, nos vestiários, espaço exclusivo para o árbitro de vídeo (VAR). Estas são algumas das obras que estão sendo executadas no Estádio Presidente Vargas, para que o Inter-SM possa receber jogos do Gauchão de 2026.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

– A Baixada, hoje, é um verdadeiro canteiro de obras. O Inter-SM está se adaptando às regras impostas pela Federação Gaúcha de Futebol. Existe um padrão para tudo e o clube tem que se adequar. É uma corrida contra o tempo e temos várias equipes trabalhando nas reformas de forma simultânea – afirma o presidente Pedro Della Pasqua.


No visual, duas das alterações que mais chamam a atenção são a mudança total do gramado e a instalação de novos refletores na casa do Alvirrubro.


– A grama está sendo toda retirada. Após, o campo será nivelado, será colocada uma camada de areia e a "grama bermuda 19", que é a mesma do Beira-Rio e da Arena. Teremos o gramado padrão Fifa na Baixada. O plantio da grama será muito rápido, porque ela vem em rolos de 15m x 1m, então é só esticá-la e regá-la dia e noite. Depois, em seguida ela vai brotar. Sobre iluminação, atualmente, o estádio tem 32 refletores e vamos instalar o dobro de luminárias. Tenho brincado que vai ser dia sempre aqui na Baixada – explica o presidente.


Os bancos de reservas, popularmente chamados de "casamatas", principalmente no Rio Grande do Sul, estão sendo refeitos. A posição anterior poderia atrapalhar os ângulos das câmeras do VAR.


– As casamatas estão sendo feitas de forma subterrânea para não interferir no traçado das linhas do VAR. As antigas ficavam na frente das câmeras. O próprio espaço para estrutura do VAR já está pronto – comenta o mandatário alvirrubro.


Entorno do gramado será alterado, pois as casamatas serão feitas de forma subterrânea para não interferirem nas câmeras do VARFoto: Vinicius Becker


Corrida contra o tempo


Apesar das mudanças serem muitas em diversas áreas do Estádio Presidente Vargas, Della Pasqua acredita que tudo será concluído até o começo do Gauchão, que deve ocorrer no final de semana de 10 e 11 de janeiro.


– Temos tempo hábil. Atrasamos porque o time sub-20 foi até a final do Gauchão, então tivemos que esperar. Há um cronograma de obras que está sendo respeitado. A maioria das obras, com certeza até o dia 31 de dezembro será entregue – conclui.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

"Tínhamos a ideia de manter o maior número de atletas possível e conseguimos", afirma técnico do Inter-SM

Inter-SM segue rotina de pré-temporada visando o Gauchão 2026 Próximo

Inter-SM segue rotina de pré-temporada visando o Gauchão 2026

Esportes